A dor está no seu cérebro, não no seu corpo!
- Gabriel Boiago
- 3 de ago. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 17 de ago. de 2022
A gente sente dor. Isso é um fato, podemos dizer, incontestável. Afinal, se uma pessoa não sente dor ou ela está mentindo, ou ela possui alguma síndrome que acometeu o sistema nervoso, como a Disautonomia Familiar (Síndrome de Riley-Day, ou síndrome de analgesia congênita) que modifica a capacidade sensitiva da pessoa.
Logo, quem diz que nunca sente dor ou tá tentando dar uma de "bonzão" ou está doente.
Agora, eis a pergunta que fica: o que é dor?
Se eu fizer essa pergunta para você, o que você me responderia?
"Ué, dor é... dor! Um... desconforto, sei lá... é dor!". Provavelmente eu receberia uma resposta como essa, né?
Apesar de todo mundo (ou quase todo mundo) sentir dor, é difícil dizermos O QUE é a dor. A gente só sente ela e, bom, pra você que não é profissional da saúde, pode ser o suficiente...
Mas será mesmo? Será que se entendêssemos melhor o que é a dor não poderíamos lidar melhor com ela quando ela aparece - ou quando decide não ir embora?
Existe um conceito definido pela ciência sobre a dor, porém eu vou tentar simplificar a coisa em uma única frase: a dor é um alarme do corpo.
A dor nada mais é do que o alarme do nosso corpo para quando algo não vai bem em um tecido ou órgão.
Então imagina que eu tenho uma inflamação no meu rim. Ora, o rim não fala, então ele não pode mandar um "Oh, cérebro, tô com inflamação aqui!". Então o que ele faz? É claro, ele envia um sinal intenso para o cérebro e o cérebro, por meio de vários processos (não cabe entrar em todos eles agora), gera a dor.
Ah, note bem a palavra que eu usei: GERA a dor.
Isso porque a dor é um PRODUTO do cérebro. É o cérebro quem "cria" a dor. Na verdade, "criar" não é a palavra mais adequada... podemos dizer que ele "traduz" um sinal, depois de vários processos, como falei, em DOR.
Ou seja, a dor que você sente no seu pé, não está acontecendo no seu pé. Ela está acontecendo no seu cérebro.
"Mas então quer dizer que não tem nada no meu pé quando eu sinto dor nele?"
Calma! Não é assim. Se você sente dor no pé, provavelmente - PROVAVELMENTE! - é isso que está acontecendo no seu corpo: SEU PÉ está enviando uma informação (a forma como isso acontece não cabe à esse post, podemos falar disso depois) para SEU CÉREBRO e ele, por meio de um processo - que é bem complicadinho de tentar explicar aqui - vai decidir se vai produzir a dor ou não.
Agora presta atenção nessa outra palavra: DECIDIR.
É seu CÉREBRO quem decide se você vai sentir dor ou não.
Isso tá ficando confuso, né? Então vou dar um exemplo prático para você, se liga:
Imagine a seguinte situação:

Comments